O Retrofit surgiu na Europa para revitalizar e modernizar imóveis como edifícios históricos, construções antigas ou com mau uso.

Os arquitetos, designers, projetistas, construtores, urbanistas e agora, os corretores, usam com frequência esse termo em seu meio profissional.

Essa técnica, onde são revitalizados os empreendimentos, garante uma cara mais moderna e traz mais tecnologia a essas edificações

O Retrofit pode abrange áreas urbanas, abordando questões de revitalização e atualização nas construções. Nessas situações seu significado de renovação encontra soluções para: fachadas, instalações elétricas e hidráulicas, circulação, elevadores, proteção contra incêndio entre outros itens que caracterizam um novo conceito.

Como em muitos dos casos, certos empreendimentos não podem ser demolidos, esse processo de reconstituição é de grande valor na recuperação da paisagem local e na reutilização de ambientes. Assim, novas obras se iniciam na recuperação desses imóveis, melhorando assim, sei aspectos. Dependendo da grandiosidade e da importância desse imóvel, sua reformulação trará inúmeros benefícios como, turismo para o local e até a valorização, não só do próprio imóvel que recebeu o Retrofit, quanto para outras propriedades do seu entorno.

O Retrofit não pode ser visto apenas como uma reforma ou nova decoração. Deve ser levado em conta a preservação da memória cultural que ele traz, pois, nem sempre o edifício “retrofitado” continuará com o seu uso anterior. Ele carregará os valores que sempre teve e a importância para o local, mas iniciará uma nova história.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s