trabalhos que alimentam a chamada “renda informal”, ganham cada vez mais espaço no Brasil. Os setores que mais cresceram para esse tipo de profissional, são: doméstico, serviços de beleza, alimentício, etc. Contudo, há um impasse na hora de usufruir dos ganhos desse tipo de profissão, principalmente, no que diz respeito a obtenção de crédito ou assumir investimentos com pagamento de longo prazo, como: imóveis, automóveis, maquinários, etc.

Via de regra, são necessárias normas específicas para comprovação do ganho informal.

Para comprovar sua assiduidade em pagamentos, é necessário apresentar as movimentações financeiras feitas nos últimos 6 meses.

As principais situações em que comprovantes de renda são solicitados são:

Compra e aluguel de imóveis;

Financiamentos de bens como automóveis, móveis, eletrônicos;

Contratação de empréstimos;

Contratação de um consórcio;

Abertura de conta em um banco para pedido de maior limite em cheque especial;

Contratação de cartão de crédito.

Para isso, basta procurar as instituições financeiras das quais já possui vínculo, e solicitar seus respectivos movimentos mensais, caso você não consiga retirá-los pelo internet banking. O importante é que nesses extratos constem fluxos de depósitos e recebimentos em geral.

Caso a pessoa seja casada, seu parceiro (a), pode apresentar os mesmos comprovantes para o incremento da renda familiar.

Outra forma de demonstrar potencial de pagamento, é através do comprovante de despesas, sendo eles: cartões de crédito, planos de saúde, serviços de assinatura, despesas domésticas recorrentes, etc. O banco vai apurar o volume desses pagamentos e estimar a renda para liberação do crédito.

Existe também a possibilidade de usar a DECORE (Declaração de Comprovação de Rendimentos ou Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos). Esse documento, precisa ser solicitado ao contador, usado para mencionar a renda da pessoa, junto de seus extratos que exibem as movimentações dos últimos 3 ou 4 meses anteriores. O contador também elaborará um Livro Caixa, para apuração desta renda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s