Para você que cursa arquitetura ou design de interiores, esse post, vai ser especial! Também é para aqueles que gostam ou têm curiosidade no assunto. Vamos falar sobre filmes, séries e documentários desse universo que tanto amamos.

A VIDA É UM SOPRO (2007) – FABIANO MACIEL

Nesse documentário, um dos arquitetos mais conhecidos mundialmente, Oscar Niemeyer, tem sua história de vida contada em torno de suas obras, é claro, todas elas são, até hoje, inspirações para todos do ramo.

90 minutos de duração.

Mostra a fluidez no processo criativo para seus projetos, disponibilizada em diversos depoimentos de amigos como: Chico Buarque e José Saramago, também grandes artistas brasileiros.

O HOMEM AO LADO (2009) – MARIANO COHN E GASTÓN DUPRAT

1h 50 minutos de duração.

Esse filme retrata em detalhes uma casa construída pelo lendário arquiteto Charles-Edouard Jeanneret-Gris, mais conhecido como Le Corbusier.

Mostra a vida de um designer industrial que se incomoda com uma interferência de construção, realizada na casa ao lado da sua. E entorno desse feito, retrata-se no longa os assuntos: gentrificação das grandes cidades, convivência humana e aglomerações no mundo globalizado.

THE HUMAN SCALE (2012) – ANDREAS MOL DALSGAARD

77 minutos de duração.

Um documentário construído através dos resultados da profunda pesquisa feita pelo arquiteto Jan Gehl, que observou, por um longo período, espaços urbanos e sua construção, assim, o documentário discute a forma que ocupamos esses locais e quais são os planejamentos feitos para essa ação.

Nessa produção dinamarquesa, reúnem-se diversos depoimentos de arquitetos, pensadores da arte moderna, urbanistas entre outros profissionais. Todos avaliando espaços públicos e a interação das pessoas em meio desses lugares. Uma das questões principais é: Por que as necessidades das pessoas nem sempre são levadas em primeiro lugar na hora de projetar ou traçar intervenções urbanas?

MEDIANERAS (2011) – GUSTAVO TARETTO

São dois personagens principais que possuem sua vida amarrada ao espaço onde vivem.

Um deles é Martín. Esse personagem possui síndrome do pânico e fobias que levam ele a ficar isolado em seu próprio apartamento. A outra é Mariana que, recém separada, está em um apartamento com grande desorganização.

O longa usa da vida desses indivíduos para mostrar que, mesmo morando no mesmo bairro, é possível que nunca se conhecer. Cria-se uma discussão sobre a solidão urbana e a vida moderna.

1h 32 minutos de duração.

TEMPO DE RECOMEÇAR (2001) – IRWIN WINKLER

2h 7 minutos de duração.

Esse filme traz em sua narrativa a história de vida pessoal de um arquiteto que adoeça, então, diagnosticado com uma doença terminal, descobre que lhe resta pouco tempo de vida. Assim, para deixar de herança para seu filho, começa a construir uma casa, buscando também a reaproximação de sua família.

A ORIGEM (2010) – CHRISTOPHER NOLAN

2h 28 minutos de duração.

Para que o personagem principal, interpretado pelo ator Leonardo DiCaprio, possa realizar suas manobras e adentrar nos pensamentos de suas vítimas, roubando seus sonhos, ele precisa de uma arquiteta que construa cenários reais para a mente. Assim, esse filme, abrange diversos pontos da arquitetura e regras de construção, vale muito a pena assistir. Um excelente filme, aclamado pela crítica.

ELEVADO 3.5 (2007) – JOÃO SODRÉ, MAIRA BUHLER E PAULO PASTORELO

Um brasileirinho chegou! Este documentário foi filmado em solo paulistano, trazendo apenas 3,5 km de discussão, mais precisamente, essa distância fica no Minhocão, centro de São Paulo.

O assunto perpassa entre as pessoas que frequentam esse lugar, cruzando dia após dia umas com as outras, incluindo as que moram próximo. São usados diferentes olhares, desde o do ano atual, também nos tempos da ditadura (ano da construção do minhocão).

1h 30 minutos de duração.

AS CASAS MAIS EXTRAORDINÁRIAS DO MUNDO (2007) – NETFLIX

Em média 59 minutos de duração.

Uma série da Netflix onde um renomado arquiteto e uma modelo que estuda arquitetura e urbanismo rodam o mundo visitando mansões e casas diferentes das convencionais que conhecemos. Já é uma das séries mais famosas nesse segmento dentro da plataforma.

ARQUITETURA DA FELICIDADE (2006) – ALAIN DE BOTTON

125 minutos de duração.

Um documentário que traz a ideia da arquitetura para o campo do bem-estar e para pensar sobre o que você busca em uma moradia.

Será que a aparência ou a estrutura da construção irá fazer diferença, ou melhor, trazer mais felicidade para a sua vida?

INCRÍVEIS POR DENTRO (2018) – NETFLIX

Em média 27 minutos de duração por episódio.

Essa série mostra diversas casas que, por fora, até parecem convencionais, mas trazem em seu interior muitas peculiaridades que surpreendem qualquer decorador.

BUILDING AFRICA: ARCTHITECTURE OF A CONTINENT (2005) – BBC

Trata de toda a história por trás da arquitetura africana, mostrando, através da narrativa do arquiteto David Adjaye, quais são as influências culturais, desde imperiais que levaram as construções do continente africano ser do jeito que se apresenta para o mundo.

60 minutos de duração.

GROUND ZERO: SUPERTOWER (2013) – TERRY RANDALL

52 minutos de duração.

Anos após o atentado das Torres Gêmeas, em 2001 nos Estados Unidos, foi construído em seu lugar um dos arranha céus mais famosos do mundo, o prédio World Trade Center. Esse documentário mostra a obra e o projeto desse grande empreendimento.

IRMÃOS À OBRA (2011) – CINEFLIX

Esse é um reality televisivo que dura em média 43 minutos por episódio. São dois irmãos gêmeos. Drew Scott, especialista em imóveis e Jonathan, empreiteiro licenciado.

A intenção com o programa é ajudar famílias encontrarem suas casas, também, na reforma para a entrega. Eles possuem um cronograma para todo o processo. São reformados imóveis que ficam impressionantes. Cada família recebe a sua casa do sonho.

GRAND DESIGNS (1999) – NETFLIX

Em média 45 minutos de duração.

Esse aqui é ótimo para aquelas pessoas que gostam de fazer tudo com as próprias mãos. Você já se meteu a pintar ou construir algum imóvel? Bem, não sendo um profissional, isso pode gerar danos bem caros.

Kevin McCloud, apresentador do programa, procura por pessoas que construíram sozinhas ou estão no processo de construção de suas casas, assim, ele mostra os problemas que podem surgir em meio a reformas de quem não é especialista no assunto. Vale a pena assistir para não se meter em encrenca.

MINIMALISM: A DOCUMENTARY ABOUT THE IMPORTANT THINGS (2006) – GATHR FILMS

1h 19 minutos de duração.

O estilo de vida também passa pelo design e arquitetura. Você é mais extravagante ou simples? Para você, menos é mais? Essas perguntas são feitas nesse original da Netflix. Até que ponto o seu olhar pode ser transpassado para o lugar onde você vai morar?

MIL DIAS: A SAGA DA CONSTRUÇÃO DE BRASÍLIA (2018) – FERNANDO HONESKO

Em média 45 minutos de duração.

Essa série é baseada em fatos reais. Conta como foram colocados em prática os planejamentos de JK (Juscelino Kubitscheck), mostrando quem foram as pessoas responsáveis por seus planos saírem do papel, evidenciando os pioneiros e em toda a construção de Brasília.

OFICINA PARA PAZ, A CONSTRUÇÃO DA SEDE DA ONU (2016) – CANAL ONU

Entre os 11 arquitetos selecionados para a construção da sede da ONU em Nova York, Oscar Niemeyer, foi o que representou o Brasil na elaboração dessa obra. Esse documentário traz os bastidores de todo o processo produtivo para a entrega desse projeto.

Depoimentos de historiadores e de quem viu de perto todo o caminho.

55 minutos de duração.

MEIA NOITE EM PARIS (2011) – WOODY ALLEN

1h40 minutos de duração.

Você pode até estranhar essa comédia romântica estar na lista, mas em meio de um emaranhado de confusões desse casal, a ruas de Paris vão te mostrar diferentes arquiteturas, além do mais, dentro do enredo do filme, você é transportado por diversas épocas, assim, visualiza diferentes arquiteturas de acordo com seu tempo, é maravilhoso.

A cenografia de meia noite em Paris deixa qualquer um interessado em arquitetura com vontade produzir seu próprio filme!

KOOLHAAS HOUSELIFE (2008) – ILA BÊKA, LOUISE LEMOINE

59 minutos de duração.

Uma produção italiana super interessante para todos. Aqui é mostrado o ponto de vista da doméstica, Guadalupe, sobre a casa assinada pelo arquiteto e urbanista Rem Koolhaas. Por sinal, umas das obras mais enigmáticas da arquitetura, que possui seus cuidados de limpeza na responsabilidade dessa profissional.

São apresentadas as peculiaridades para a manutenção dessa casa, como é feita a sua limpeza e bom funcionamento.

Dessa forma, podemos conhecer um pouco mais do imóvel e é surpreendente o quão diferente é a criação desse arquiteto.

O SOM AO REDOR (2013) – KLEBER MENDONÇA FILHO

A vida de diversos moradores se transforma com a chegada da milícia em um bairro de classe média na zona sul do Recife. O som ao redor mostra em sua cenografia os formatos de cotidiano das pessoas, evidenciando o como isso pode caracterizar a paisagem onde elas moram.

Ruas quase sempre vazias, muros que vão se tornando mais e mais altos, câmeras, sensores, alarmes e muitos latidos de cachorro, tudo isso, influencia na arquitetura de um ambiente. O seu redor possui uma ligação direta com o status social que você ocupa.

2h e 11 minutos de duração.

Você viu que não são poucos, né?

Então, vai precisar de muita pipoca para acompanhar todas essas sessões de cineminha em casa. Pelo menos já te ajudamos para aquele tempo livre de tédio… Reúna os amigos que também gostam desse assunto, separe os petiscos e assista todos. Além de aprender um pouco mais do mundo da arquitetura e design, você já vai atualizar a sua lista de filmes assistidos.

Esperamos que você curta!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s